Resenha do Livro: Mulheres Que Não Sabem Chorar de Lilian Farias

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje trago para vocês mais uma resenha de outro livro da autora Lilian Farias e dessa vez é o livro “Mulheres Que Não Sabem Chorar”, mas antes de resenhá-lo, vamos a sinopse do livro.

Livro: Mulheres Que Não Sabem Chorar
Sinopse: A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso.

Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas?

Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora crua, ora poética, a trama nos obriga a enfrentar o espelho e se ver como nunca imaginou antes. Pois ao mergulhar neste romance, o que fará você pensar não é a forma como vê o amor, mas sim a forma com que ele se volta em sua direção. Esteja preparado.

Resenhando o livro...

A historia acompanha as personagens Marisa, Olga, Ana e Verônica, além de outros personagens que aparecem e que interligam essas personagens entre si.  A personagem Ana é uma moça que tem um passado difícil e sofrido e que não sabe amar, pois não soube receber o devido amor da família, até que um dia conhece Verônica e seu mundo vira de pernas para o ar e o modo como Verônica mexe com ela, a deixa desarmada.

Em contrapartida, conhecemos Marisa, uma mulher série e fria, que foca na criação dos filhos e no trabalho, que segue sua vida como sempre até que conhece mais a fundo a Olga, sua vizinha viciada em álcool e que vive bêbada, até que um dia ocorre um infortúnio com Olga e Marisa a resgata e cuida dela e partir daí floresce um improvável romance entre as duas.

Olga tem um passado sofrido, de privações e dificuldades, e é, na minha opinião, a personagem com o histórico mais tenso e triste das quatro personagens. Marisa é de certa forma, preconceituosa, pois em certos momentos ela vai relembrando o passado e como tratou mal Olga e pessoas como ela, e como julga as pessoas segundo seus conceitos, então, as vezes, a Marisa é meio irritante e presunçosa.

Ana é pé no chão e por ter sofrido no passado, não se dá ao luxo de sonhar com uma vida feliz e prospera, mas ao longo do tempo, já chegando ao final do livro, ela muda e vê que pode sim, ser feliz. Verônica é bela e atraente, e chama a atenção de Ana logo de cara e tem um temperamento leve e é tranqüila, é meio que o oposto de Ana, o que faz elas se completarem, mas até ficarem juntas, acontece muita coisa.

Uma personagem secundaria que chamou minha atenção por sua história, é Dulce, que sofreu por amar Olga na juventude e teve um destino horrível, de sofrimento e tortura, que acabou em sua morte precoce, afetando Olga de forma prejudicial e definitiva.

Das personagens principais, a que marcou mais foi Olga, por ser uma personagem mais humana e sensível, e sempre ver a vida de um modo único. Das secundárias, como já disse, é a Dulce que me impressionou com sua historia tensa e chocante.

Todas as personagens são muito bem construídas, porém, nem todas têm seu final feliz.

O que achei do livro...

O livro tem uma escrita leve e fluida, mesmo sendo um livro bem denso e que traz temáticas fortes de serem retratadas, mas que serve para nos dar uma balançada e nos tirar da nossa zona de conforto. A sensibilidade como a autora escreve é divino, pois ela fala através das personagens, e isso faz parecer que ela está conversando com a gente e nos fazendo refletir sobre questões reais e atuais da nossa sociedade.

É um livro bem filosófico e reflexivo, que serve para todos. É quase um livro didático, pela forma como nos ensina a olhar o outro lado e nos colocar no lugar do outro e pensar antes de julgar ou dizer mal de alguém.

Recomendo demais sua leitura, pois ele é maravilhoso e o romance delas é só um pano de fundo para tratar de assuntos importantes, como o preconceito, o machismo, sexismo, violência física e verbal, abuso sexual, pedofilia, entre outros que estão impregnados na nossa sociedade atualmente.

Leiam esse livro, pois ele passa muitas mensagens que nos faz refletir no nosso eu individual e no nosso eu na sociedade.

Bem, tomará que tenham gostado da resenha e se você já leu, conte-me o que achou do livro.

Até a próxima

Bjus


Postado por: Thatyane Alvarenga.

31 comentários:

  1. Esse livro é incrível. A escrita de Lilian e maravilhosa e a leitura traz temáticas muito fortes mescladas de maneira impressionante... Que legal que a leitura te agradou. <3
    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Olá! Já li outras resenhas falando a respeito desse livro e só li elogios e com você não foi diferente! Acho que precisamos falar sim de todas essas questões sociais, econômicas e emocionais e que envolvem a nós mulheres, não queremos ser vitimadas, mas precisamos mostrar que as violências contra nós existem sim e devem ser erradicadas! Não vejo a hora de ler essa obra. Bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi Thatyane.

    Eu gosto de livros que consegue tirar da zona de conforto.Lendo a sinopse e sua resenha o livro tem tudo para ser uma leitura incrivel, além de ter uma capa bem agradavel.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Thatyane, tudo bem?
    Achei a temática do livro muito boa, é tão bom quando nos deparamos com livros com assuntos densos e ao mesmo tempo a leitura é fluída. Nos levam a refletir sobre tantos problemas/preconceitos que afligem a sociedade que vivemos. Dica de leitura anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Thatyane,
    adorei bastante a história, acredito que são enredos como esse nos fazem pensar, analisar e minimizar um pouco dos nosso preconceitos interiores.
    Adorei a sua resenha e com certeza vou incluir esse livro na minha lista de leitura.
    Beijos,
    Denise
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Ainda não tive o prazer de ler esse livro, mas está na minha lista. Ele tem mesmo uma forte mensagem, deve ser lido por todos, é um daqueles livros que, de tão forte, passa a ser atemporal!

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros que trazem uma ideia mais filosófica e reflexiva, pois faz pensarmos nas nossas atitudes e vida também. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas a capa já tinha me chamado muita atenção e é linda. Pela sua resenha, a história parece ser muito interessante, gostei da ideia do livro e já quero ler :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não me interessei pela leitura. Não consigo aceitar histórias em que as pessoas não têm seu final feliz, hehe, de finais infelizes me bastam os da vida real. Fora que tem essa personagem viciada em álcool, tenho um caso na família e é algo muito triste, não gosto de acompanhar enredos com esse elemento.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Tá
    Li esse livro mês passado e realmente ele é incrível, a autora soube levar temas cotidianos e pesados de uma forma leve que nos faz refletir em muitos aspectos, com certeza uma leitura que indico a todos os sexos! Incrivel

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Olga... o nome da minha mãe coincidentemente de uma das minha melhores amigas <3. Só isso já me chamou a atenção. Mas também adoro livros que tratam de assuntos sérios e que nos fazem refletir. Fiquei super curiosa em conhecer a história dessas mulheres.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo que quero ler esse livro. A escrita da Lilian é linda e esse livro me desperta um grande interesse. Gostei de ver a sua opinião sobre a obra e fiquei ainda mais interessada. Espero gostar tanto quanto você!

    ResponderExcluir
  12. Oi Amada! Eu li essa obra da Lilian é a minha grande queridinha, sofri lendo, foi uma tremenda leitura, e muito reflexiva, fiquei pensando muito nele pós leitura! Linda resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie Thatyane!!
    Ainda não conhecia essa obra e assim que li o título, não sei porque, me veio a ideia de q seria um livro de contos. Ao ler a sinopse vi q estava enganada e fiquei muito interessada.
    Adoro um romance e o fato de tratar de assuntos importantes como pedofilia, preconceito etc, me deixou mais intrigada.
    Outro fato q me chamou atenção é por ser uma leitura reflexiva. Gosto de livros que dão oportunidade de, além de dar horas prazerosas ainda deixam algo pra se pensar.
    Adorei. Parabéns!
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oie Thatyane!!
    Ainda não conhecia essa obra e assim que li o título, não sei porque, me veio a ideia de q seria um livro de contos. Ao ler a sinopse vi q estava enganada e fiquei muito interessada.
    Adoro um romance e o fato de tratar de assuntos importantes como pedofilia, preconceito etc, me deixou mais intrigada.
    Outro fato q me chamou atenção é por ser uma leitura reflexiva. Gosto de livros que dão oportunidade de, além de dar horas prazerosas ainda deixam algo pra se pensar.
    Adorei. Parabéns!
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Oi, Thaty! Não li o livro ainda, mas confesso que ele me causou bastante curiosidade pela sua temática. Fiquei com vontade de me aprofundar na história. No momento tenho vários livros que pre-ci-so ler, mas vou anotar a dica para um futuro próximo.

    Beijo. Ótima resenha

    ResponderExcluir
  16. Olá! Adorei a resenha desse livro com personagens fortes e o tema polêmico em nossa sociedade. Fiquei curiosa para saber como começa e como se desenvolve esse romance entre duas personagens. A escrita da Lilian é fluida e leve, mesmo tratando de temas tão difíceis e fortes. Quero ler esse livro em breve!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Tenho visto muitas resenhas por aí desse livro e a cada uma que leio fico mais curiosa com ele. A situação da mulher é algo que precisa ser amplamente discutido por todos e no maior número de veículos de comunicação possível, por isso achei tão importante a leitura da obra.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oie, Thatyane! Sempre que eu vejo algo sobre esse livro da Lilian eu tenho a mesma impressão, é um livro pesado que traz de forma poética os sofrimentos que as personagens/mulheres reais passam. Tenho muita curiosidade de lê-lo.
    bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Já tinha visto a capa desse livro, mas nunca havia me aprofundado em saber o tema central dele.
    O livro parece ser mesmo bem denso, mas acho que isso foi muito bem trabalhado. Acredito que sofrerei muito com essa leitura, mas não resisto a vontade de ler.
    Estou muito curiosa para fazer a leitura, pois amei sua resenha.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  20. Olá Thatyane,

    já li uma resenha sobre esse livro da Lilian e achei legal. Eu nunca me estudei, li ou aprofundei na temática. A sua resenha ficou muito boa e só me fez ter mais vontade de ler essa obra. Gostei pelo fato do livro ter temas relevantes, polêmicos e personagens fortes. Bjusss

    Yvens Castro

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto demais de livros filosóficos e reflexivos, que nos dão aquela balançada do tipo acordaaaaa... Gostei muito de saber que a autora sobre fazer isso de forma sensível em uma narrativa muito bem escrita.. mais um para minha lista de desejados.


    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  22. Olá, esse livro tem um enredo maravilhoso, já vi muitas resenhas e fiquei encantada. A capa também é muito linda e me deixa com mais vontade de ler.

    Acompanho o blog da autora sempre que posso, ela é uma fofa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Gosto de livros assim "filosófico, reflexivo, quase didático". É basicamente o que procuro em uma obra, aprender e de alguma forma ser capaz de aprender com ela.

    Saber que a personagem principal é pé no chão também é algo muito bom, levando em consideração que personagens excessivamente ingênuas me dão nos nervos.rs

    ResponderExcluir
  24. Olá... tudo bem?
    Ainda não li o livro, mas tenho uma verdadeira curiosidade, porque já tive a oportunidade de conhecer a escrita de Lilian, que escreve poeticamente e nos prende em sua escrita de uma forma única, porque ela coloca simplicidade e ao mesmo tempo intensidade e isso flui muito bem... adorei a sua resenha... xero!!!

    ResponderExcluir
  25. Mesmo com as boas críticas, no momento, o livro não me interessou, gostei de conhecer um pouco mais da obra da Lilian, eu já tinha visto pela net, mas mesmo assim, vou passar a dica, talvez não se o momento para que eu leia, mas assim mesmo, foi bom saber do que se trata o livro, e ver que a escrita da autora é boa e suas personagens cativantes e pelo visto bem desenvolvidas, é um ponto a mais, com certeza é um livro em que vários leitores poderão gostar. Enfim, talvez um dia eu venha a ler, afinal, é uma obra que tem potencial e só pelo que foi citado na resenha, posso concluir que é um bom livro.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  26. Sim, esse livro é como se fosse um livro didático mesmo, ensina bastante coisa de uma forma bem bacana, eu adorei!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Thatyane, ultimamente vi várias divulgações desse livro e nunca me interessei, mas depois de ler sua resenha e descobrir que ele apesar de ser um livro denso é também sensível fiquei com vontade de conhecer a leitura. Porém, essa "intromissão" da autora (se é que eu entendi direito) não iria me agradar, vou esperar mais um pouco e ler mais algumas resenhas quem sabe eu acabe decidindo ler!

    ResponderExcluir
  28. Hey!

    Olha, não sei se entendi bem, mas trata-se do relacionamento amoroso entre as moças? Porque se for só isso já me dá motivos para ler! Realmente é um tema bem forte e que, provavelmente, é super criticado, mas é bom pras pessoas saberem que é super normal. Fiquei curiosa para saber o porquê de você ter gostado tanto de Olga, e já tô aqui morrendo de pena da Dulce. :(

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  29. Oi tathy, segunda resenha positiva que leio dessa obra, e a cada uma me enche de vontade de lê-lo, caramba parece de uma sensibilidade, um drama profundo que provavelmente vai mexer com quem ler, única coisa que me assustou um pouco é que disse que tem pedófilia, cara, esse é um tema que procuro evitar na Literatura de ler, pois tenho um filho e muito medo do mundo perverso que existe por aí à fora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Eu tô louca para ler algo da Lilian e só tô lendo resenhas ótimas de seus livros. Já sei que devo sofrer com esse livro, pois em saber que nem todos vão ter seu final feliz já me deixa devastada kkk. Mas anotei a dica e espero gostar como você.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Sempre que vejo esse livro tenho curiosidade de ler, pois todos falam super bem sobre a história. Mas confesso que fico receosa pelo gênero que vai ser abordado, não gosto muito de histórias que falem de relacionamento homo. Eu não, mas a história não acaba me prendendo. Se tiver uma oportunidade quero ler a história e quem sabe quebrar essa barreira que tenho.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir